Jean de Léry
Este trabalho tem por objetivo abordar questões sobre a biografia do escritor francês Jean de Léry, bem como o contexto histórico em que veio ao Brasil e as suas principais obras.
Em sua obra, “Viagem à terra do Brasil”, será revelada uma percepção histórica mais apurada dos costumes nativos pelo fato do autor ser um homem culto, de formação humanista e, portanto, aberto às diferenças entre as civilizações.
Este trabalho também tem por finalidade ressaltar a importância de repensar a figura do índio que aparece nas crônicas do período colonial, a visão de mundo de Léry sobre a fauna e a flora, e a forte influência da religião na construção de suas ideias.
Ao longo das informações trazidas por Léry, percebem-se muitas de suas ideias sendo contestadas por outros autores, que aqui serão destacadas.
2. BIOGRAFIA
Jean de Léry foi um pastor, missionário e escritor francês. Nasceu em 1534 em La Margelle, na França. Aos 18 anos, foi membro da Igreja Reformada de Genebra, para estudar teologia sob a orientação do reformador João Calvino durante a fase inicial da Reforma Calvinista.
Léry era um jovem sapateiro e seminarista, quando em 1556 tomou a decisão de acompanhar um grupo de ministros e artesão protestantes em uma viagem à colônia francesa na Baía da Guanabara (atual cidade do Rio de Janeiro), pois fora incumbido da honrosa responsabilidade de promover a fé reformada.
Aqui, Nicolas Durand de Villegaignon fundara a França Antártica, mas como era católico, não acolheu bem os missionários protestantes e expulsou-os da colônia.
Durante os meses que passou no continente, conviveu com os índios tupinambás, observando atentamente os seus costumes, práticas e o modo de vida. Os que insistiram em ficar em Fort Coligny acabaram por ser massacrados às ordens de Villegaignon. Léry e parte dos missionários retornaram à França em um navio bastante avariado.
A viagem foi arriscada, demorou mais do que o usual, e quase