Jayla
JAYLA DOURADO NUNES
PORTFÓLIO INDIVIDUAL
São Félix do Coribe - BA
2011
JAYLA DOURADO NUNES
PORTFÓLIO INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Portifólio Individual.
São Félix do Coribe - BA
2011
AS DIVERSIDADES CULTURAIS
A diversidade é um tema que envolve profissionais, pesquisadores e militantes políticos nos debates que se realizam no campo dos direitos humanos. Como componente da realidade social, a diversidade está presente nas diferentes culturas, raças, etnias; gerações, formas de vida, escolhas, valores, concepções de mundo, crenças, representações simbólicas, enfim, nas particularidades do conjunto de expressões, capacidades e necessidades humanas historicamente desenvolvidas. Assim, é elemento constitutivo do gênero humano e afirmação de suas peculiaridades naturais e sócio-culturais.
A alteridade, como o respeito ao outro (que é um diferente) complementa a fundamentação pertinente à defesa da diversidade como direito. A valorização da alteridade é também uma crítica ao individualismo burguês, ou seja, à idéia de que respeitar o outro é entender que “o limite da nossa liberdade acaba aonde começa a do outro”; portanto, uma liberdade “sem o outro”.
A tolerância positiva, assim como a alteridade, implica na liberdade e na equidade porque exige, como vimos, uma aceitação consciente do diferente; uma aceitação que vê o outro como sujeito livre e que respeita a sua decisão embora ela não seja compartilhada. Não existe indiferença, nem isolamento (como na liberdade liberal do tipo “cada um na sua”, o que representa uma total indiferença), portanto, a relação social não é rompida, existe uma reciprocidade mediada pela diferença, pela aceitação e pela alteridade.
A negação de todos esses valores, isto é, a intolerância, o desrespeito ao outro, a defesa da desigualdade e não