java
Nome: Gabriel Eduardo Choque Zuniga
N°: 10 3°E
No século XIV a Península Balcânica foi conquistada por turcos, que no ano de 1878 foram derrotados pelos russos. Intervieram, para que a Rússia não acabasse com sua fome imperialista, que se traduzia no expansionismo em direção aos Estreitos – Bósforo e Dardanelos – a Alemanha, a Áustria e a Inglaterra, para todas assinarem juntas o Tratado de Berlim, no ano de 1878.
O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro em Sarajevo (1914) deu à Áustria-Hungria o pretexto para invadir a Sérvia, levando à deflagração da Primeira Guerra Mundial, seis meses depois.
O Tratado de Lausanne (24 de julho de 1923) foi um tratado de paz assinado em Lausanne, na Suíça, que se estabeleceram as partes do leste da Anatólia e da Trácia da partição do Império Otomano pela anulação do Tratado de Sèvres (1920), que foi assinado pelo governo otomano com sede em Istambul, como consequência da Guerra de Independência Turca entre os Aliados da Primeira Guerra Mundial e Ancara - baseado na Grande Assembleia Nacional da Turquia (movimento nacional turco), liderada por Mustafa Kemal Atatürk. O tratado também levou ao reconhecimento internacional da soberania da nova República da Turquia como o estado sucessor do extinto Império Otomano .
A guerra civil grega transcorreu entre os anos de 1944 e 1949, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, em duas etapas. A maioria dos historiadores analisa este episódio inspirada pelo senso comum pseudo-intelectual da luta entre o capitalismo e o comunismo, ou seja, a luta entre o bem o mal, entre a democracia e o totalitarismo, sendo que na verdade se tratou de uma luta entre a burguesia e a classe operária. Afirmam ser este o primeiro conflito armado na chamada Guerra Fria e a primeira insurreição comunista após a guerra. Porém, o que passam longe de explicar e de entender é