Java
Nos anos 90, a Web introduziu duas principais mudanças na engenharia de software: o número de utilizadores aumentou significantemente e os sistemas se tornaram cada vez mais distribuídos. A arquitetura se tornou, então, fundamental.
Em resposta a essas necessidades, a plataforma Java Enterprise Edition foi criada para permitir escrever sistemas resistentes, seguros, distribuídos, de múltiplas camadas, escaláveis. O Java EE é, atualmente, inevitável.
O que é uma Aplicação Java Web?
Uma aplicação Java Web gera páginas Web interativa, que contêm vários tipos de linguagem de marcação (HTML, XML, etc.) e conteúdo dinâmico. Normalmente é composto por componentes Web, como JavaServer Pages (JSP), servlets e JavaBeans para modificar e armazenar dados temporariamente, interagir com bancos de dados e Web services e processar o conteúdo como resposta às solicitações do cliente.
Como a maioria das tarefas envolvidas no desenvolvimento de aplicações Web, pode ser repetitiva ou exigir um excedente de código padrão, os frameworks da Web podem ser aplicados para aliviar a sobrecarga associada às atividades comuns. Muitos frameworks, como JavaServer Faces, fornecem, por exemplo, bibliotecas para páginas de modelo e gerenciamento de sessão, e geralmente fomentam a reutilização do código.
Entendendo o JAVA EE:
O Java EE (Java Enterprise Edition) nome atual, o nome J2EE era usado nas versões mais antigas, até a 1.4. Hoje, o nome correto é Java EE, por uma questão de marketing, mas você ainda vai encontrar muitas referências ao antigo termo J2EE. Consiste de uma série de especificações bem detalhadas, dando uma receita de como deve ser implementado um software que faz cada um desses serviços de infraestrutura. utiliza uma plataforma em grande escala por pequenas e grande corporações munda a fora. Por meio de sua especificação entrega um conjunto ideal de funcionalidades para empresas que possuem uma visão moderna dos seus processos de negócio e produtos e demandam