Jaspion
A adaptação é o processo por meio do qual o sistema ERP é preparado para ser utilizado em uma determinada empresa. Segundo LUCAS (1985), “é improvável que um pacote vá atender exatamente aos requisitos da empresa, o que gera discrepâncias entre os dois [o pacote e a empresa]”. A adaptação é o processo de eliminação dessas discrepâncias ou diferenças entre o pacote e a empresa.
A parametrização é o processo de adaptação de um sistema ERP por meio da definição dos valores de parâmetros já disponibilizados pelo próprio sistema. Parâmetros são variáveis internas que determinam, de acordo com o seu valor, o comportamento do sistema. Segundo MARTIN e MCCLURE (1983), “boas possibilidades de parametrização constituem a chave para (1) fazer os pacotes se adaptarem às organizações com um mínimo de mudanças nestas e (2) evitar custos de manutenção”.
A customização é a modificação de um sistema ERP para que este possa se adaptar a uma determinada situação empresarial impossível de ser reproduzida por parâmetros pré-existentes. Por meio deste procedimento é possível atender qualquer necessidade da empresa, entretanto, quanto mais extensa for a customização realizada, mais o sistema utilizado se afasta do modelo de sistema ERP e mais se aproxima do modelo de desenvolvimento interno de aplicações.
A localização é a adaptação (por meio de parametrizações ou customizações) de sistemas ERP para a sua utilização em países diferentes daqueles onde foram originalmente desenvolvidos. A necessidade de localização decorre em geral de aspectos relacionados com a legislação e impostos.
A atualização ou upgrading é o processo pelo qual o fornecedor disponibiliza novas versões do sistema com incrementos na funcionalidade e correções de problemas e erros. No caso de sistemas complexos como os ERP’s estas trocas de versão podem exigir esforços significativos da empresa envolvida.
CICLO DE VIDA DE SISTEMAS ERP
O ciclo de vida representa as