Avaliação Pop Art
Docentes: Janaína de Paula do Espírito Santo e
Marco Aurélio Monteiro Pereira
Sessão 1:Cultura Pop, Gênero e Diversidade na Arte Contemporânea Japonesa
Ao observar o universo da cultura Pop Japonesa, fica evidente o poder do universo da comunicação, onde o foco é o alcance da massa, onde a principal questão é entender como a indústria cultural muda a relação que temos com os objetos culturais.
O pop japonês foi inserido no fim da 2ª guerra mundial, onde muitos elementos do pós-guerra no Japão foram transformados em outras coisas. Afinal é bem isso mesmo, quando pensamos em transformar ou criar algo, não tem para ninguém, os japonês superam todos neste quesito.
O Japão apresenta realmente uma diversidade na arte contemporânea e na música destaca-se os Nanas, onde cantam em inglês e japonês, essa é uma abordagem interessante. Os Baby Metal destaca-se também pela sua irreverência no banco, dando um show de dança, coreografia e expressão corporal.
No cinema destaca-se o terror japonês. O chamado é um exemplo fiel do estilo, porém estilizado.
Os seriados de ação como Power Rager, Ultraman, Jaspion, explicam a popularidade e onde criaram os grandes monstros marinhos e não pode-se esquecer do Hotaru Haka e Princesa Mononoke.
A cultura pop japonesa se destaca em todos os sentidos: moda, filmes, música... são ousados e inovadores, estão sempre a um passo à frente dos demais.
Quero ressaltar que com a oportunidade de estudar a cultura pop japonesa, meu olhar está mais atento, principalmente no que se refere à moda japonesa.
Evidencia que todos os estilos de moda estão ligados ao capitalismo, embora tradicionalista e individualista, criando em espaço de liberdade para se expressar e poderem interagir e se identificarem uns com os outros na maneira de vestir. Os trajes que mais se destaca são: Lolitas, Cosplay, Gijaru, Decora e