Jardins frances e Barroco
Disciplina: Patrimônio Histórico e Arquitetônico 2012.2
Museu das Minas e do Metal e a Carta de Veneza 1964
Laguna
Novembro de 2012
Museu das Minas e do Metal e a Carta de Veneza 1964
Laguna
Novembro de 2012
Introdução
A partir da escolha de um monumento histórico e do levantamento de seus dados é realizada uma analise de suas intervenções segundo os postulados da Carta de Veneza de 1964. A escolha do Museu de Minas e Metal deriva do conhecimento do local e por se tratar de um dos mais importantes patrimônios da cidade de Belo Horizonte, caracterizando desta forma uma avaliação crítica mais fundamentada.
O Museu das Minas e do Metal, também conhecido como prédio rosa ou antiga Secretaria de Educação, atualmente abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia demostrando o desenvolvimento social, econômico e cultural através de duas principais atividades econômicas da Região.
História do Edifício Localizado na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais, a edificação encontra-se na Praça da Liberdade, entre as ruas Gonçalves Dias e Bahia e a Av. Bias Forte. Delimitada entre os prédios da Secretaria da Fazenda e do Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Sua construção se deu simultaneamente a construção de Belo Horizonte. Criado originalmente para acolher a Secretaria do Interior, sua edificação estava proposta para outra região da capital, porem devido a uma mudança de gestão, ocorre a transferência das secretarias para junto do Palácio do Governo, onde atualmente faz parte do conjunto arquitetônico do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. O projeto original é de autoria do pernambucano José de Magalhães e teve suas obras iniciadas em 22 de outubro de 1895, nos dois anos seguintes a escadaria e os revestimentos das paredes