Jardineiro Fiel e Direito do comércio
Resenha sobre o filme “O Jardineiro Fiel”
O filme “O Jardineiro Fiel”, narra a história de um diplomata britânico que se chama Justin e que tem como hobby ser o jardineiro da sua casa. Justin conhece Tessa, uma ativista de causas humanitárias, que participa de uma palestra dele e que ao final se exalta com várias perguntas, questionando todos com dúvidas e acusações sobre as ações diplomáticas de países desenvolvidos envolvendo países subdesenvolvidos. Após uma leve discussão saem para tomar um café se tornam amigos e dessa amizade nascem outros sentimentos, se casam. Ambos se mudam para a África, devido ao trabalho de Justin.
Na África, Justin continua com seu trabalho diplomático enquanto Tessa se envolve em causas humanitárias e trabalha ao lado do médico Arnold Bluhm. Com o envolvimento nessas causas, Tessa nota que não está tudo correto, e esse pressentimento a leva começar uma investigação sobre a presença de indústrias farmacêuticas no Quênia. Nessa investigação Tessa observa que muitas pessoas têm morrido logo após ingerirem alguns medicamentos sendo que a causa das mortes não são reveladas, isso a faz chegar à conclusão que empresas farmacêuticas têm usado os africanos como cobaias a fim testar seus medicamentos, e para ficar pior é que essas pessoas não sabem que estão sendo usadas para tal fim.
Por fim essas investigações a levam a preparar um dossiê expondo denunciar as ações criminosas que estão acontecendo para a Organização das Nações Unidas, o que a faz ser assinada. Quando Justin volta da viagem a trabalho é avisado do assassinato de sua esposa e retorna ao Quênia para reconhecer o corpo. Devido aos mistérios que cercam a morte da esposa, ele decide investigar, pois, as informações que o consulado forneceu não foram convincentes. Com isso descobre o trabalho que sua esposa vinha desenvolvendo e decide ir atrás de informações que lhe ajudem a concluir o dossiê. Consegue as provas e consegue e entrega-las as