Jardinagem
JARDINAGEM
JARDINAGEM
Ricardo Teixeira André
Versão 1
Ano 2012
Os textos que compõem estes cursos, não podem ser reproduzidos sem autorização dos editores
© Copyright by 2012 - Editora IFPR
IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Reitor
Prof. Irineu Mario Colombo
Chefe de Gabinete
Joelson Juk
Pró-Reitor de Ensino
Ezequiel Westphal
Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional
Bruno Pereira Faraco
Pró-Reitor de Administração
Gilmar José Ferreira dos Santos
Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis
Neide Alves
Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação
Silvestre Labiak Junior
Organização
Marcos José Barros
Cristiane Ribeiro da Silva
Projeto Gráfico e Diagramação
Leonardo Bettinelli
Introdução
A jardinagem é uma mistura de horticultura e botânica, nomes comuns e ciência. Ao analisar a anatomia da planta, quer saber o seu nome, e assim compreender sobre a nomenclatura da planta poderá ajudá-lo.
É importante entender como se chamam as plantas de jardinagem. Ao procurar por plantas e flores, encontrará: o vulgar e o botânico.
Para ser um bom paisagista/jardineiro tem que gostar o suficiente de plantas, terra e cálculos. Ter vocação e certa criatividade. Para os iniciantes é fundamental que façam cursos de jardinagem, para se familiarizar com a cultura. É necessário conhecer bem com o que você vai trabalhar, e nada melhor do que colocando a mão na massa.
O paisagismo tem a função de auxiliar a natureza, melhorando e equilibrando o meioambiente alterado e poluído. Portanto é necessário planejar e preparar o solo antes de começar seu jardim.
O paisagismo tem a função de influenciar a harmonia da população, do relacionamento e da convivência comunitária, através dos parques e praças públicas, onde as pessoas se reúnem nesses espaços verdes e coloridos, pois o ser humano está em buscar de integraremse com a natureza no seu cotidiano e a contemplação