DST HPV
O HPV é um condiloma acuminado que infecta os queratinócitos da pele e mucosas, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível. Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV, alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. O HPV pode ser sintomático clínico e subclínico:
- Sintomático clínico: Aparecimento de verrugas genitais na vagina, pênis ou ânus, as lesões também podem aparecer na boca e na garganta.
- Sintomático subclínico: lesões no colo do útero, na região perianal, pubiana e ânus.
Transmissão
A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Também é possível a transmissão do HPV de mãe para filho no momento do parto, devido ao trato genital materno estar infectado.
Diagnóstico
O diagnóstico das verrugas ano-genitais pode ser feito em homens e em mulheres por meio do exame clínico. As lesões subclínicas podem ser diagnosticadas por meio de exames laboratoriais (citopatológico, histopatológico e de biologia molecular) ou do uso de instrumentos com poder de magnificação (lentes de aumento), após a aplicação de reagentes químicos para contraste (colposcopia, peniscopia, anuscopia).
Tratamento e Cuidados
O vírus do HPV pode ser eliminado espontaneamente, sem que a pessoa sequer saiba que estava infectada. Uma vez feito o diagnóstico o tratamento pode ser clínico (com medicamentos como uso de pomadas) ou cirúrgico: cauterização química, eletrocauterização, crioterapia, laser ou cirurgia convencional em casos de câncer instalado. Porém não há tratamento específico para eliminar o vírus, só o médico, após a avaliação de cada caso, pode recomendar a conduta mais adequada.