Jardim sobre a laje
Analise de fatores da construção de jardim sobre a laje.
RESUMO
Devido ao desenvolvimento urbano, o homem vem se distanciando cada vez mais da natureza, e prejudicando-a. Portanto, as construções de jardim sobre a laje vêm tentar amenizar o problema ecológico causados na natureza. Logo tal construção tem como principais funções, a reutilização da água da chuva, diminuição de enchentes e diminuição da emissão de CO2.
Porém tal projeto exige um alto custo, devido não só ao processo de impermeabilização, mas também o cuidado com todo material aplicado em obra.
Para a construção de um jardim todo cuidado será pouco. Devemos ter muito cuidado com cultivo de determinadas plantas e materiais a serem usados.
INTRODUÇÃO
Uma laje impermeabilizada e com jardim, não seria desnecessária ou inútil. Pois torna a região urbana mais agradável [03].
Devido a preocupação com meio ambiente, a arquitetura moderna vem se modificando. Surgem novas técnicas de construções e arquitetura que influenciam nas construções verdes, “Coberturas Verdes” ou “Coberturas Ajardinadas”. Tal tendência pode ser notável em alguns países, como, Estados Unidos, França, Inglaterra, Canadá, Áustria, Alemanha e Itália. Sendo que o Brasil já tem parte em tal tendência [03] nos últimos dois anos. “De 2007 para cá, os investimentos na área aumentaram vertiginosamente”, afirma o arquiteto David Douek, diretor da consultoria OTEC (Otimização Energética para a Construção) [02].
Na Alemanha e Áustria já existem movimentos a favor das Coberturas Verdes que tendem a aumentar a teoria que luta contra as condições de habitação insalubre em grandes cidades. Na Alemanha jardim de cobertura torna-se um fator criativo, representando uma importante possibilidade de melhorar as residências de forma ecológica e criativa. “Somente em 1993 a Alemanha efetuou 2,6 milhões de metros quadrados, de coberturas verdes e impermeabilizadas” [03].