Jardim Alvorada
A Prefeitura de Belo Horizonte realiza obras para a urbanização da Rua Flor de Ameixa, bairro Vila Jardim Alvorada, regional Noroeste. Os serviços de pavimentação, drenagem e contenção estão em execução no trecho entre Rua VP-18 e Rua Flor de Pequi.
São investidos R$ 940 mil neste empreendimento com previsão de conclusão para segundo semestre de 2013.
Obra elimina risco de deslizamento na Vila Jardim Alvorada
Publicado em 27/03/2009 15:28:53
Sete famílias da Vila Jardim Alvorada, na região Noroeste da capital, agora podem dormir tranquilas e em segurança. Isto se deve tanto à remoção de famílias quanto à obra de tratamento de encosta na rua José Antônio da Silva, concluída no mês passado pela Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel). Em outubro de 2007, a encosta, que tem 70% de declividade, deu sinais de movimentação. Após vistoria técnica da Urbel, duas famílias cujas moradias ficavam no alto do barranco foram removidas definitivamente do local, enquanto outra, residente na parte de baixo, saiu temporariamente e já retornou à antiga moradia.
De acordo com o engenheiro Luiz Roberto Delgado, da Diretoria de Manutenção e Áreas de Risco da Urbel, as intervenções realizadas para eliminar o risco geológico do local custaram cerca de R$ 138 mil. “No trabalho de limpeza foram retirados 46 caminhões com lixo, terra e entulho da demolição das casas”, conta. Com a impermeabilização de 710 metros quadrados da encosta e a instalação de dispositivos de drenagem o terreno ficou estável e as moradias próximas não correm mais risco.
A família da viúva Maria Tomás de Sena, 72 anos, foi removida definitivamente. Ela morava há 43 anos em uma das casas na crista da encosta. Um filho de dona Maria que residia ao lado também foi retirado. Ambos alugaram novos imóveis bem perto de onde viviam, com aluguéis pagos pelo programa Bolsa Moradia. Eles serão reassentados em apartamentos a serem construídos pela Prefeitura.