Japão
O território do Japão ( Nippon ou Nihon ), país do Extremo Oriente, formado por um arquipélago, situa-se ao largo da costa asiática, inteiramente dentro da zona temperada. Sua área territorial é de 377.815 km ,e a densidade média da população ( aproximadamente 328 hab. / km ) se faz mais impressionante quando se sabe que mais de 80% da superfície do país são constituídos de montanhas inabitáveis. Após a II Guerra Mundial os limites territoriais do Japão tornaram-se imprecisos e assim permanecem até hoje. A área sob controle direto compreende as quatro grandes ilhas de Honshu ou Hondo, Shikoku ou Sikók, Kyushu e Hokkaido, Além de inúmeras outras, menores, das adjacências. Sua população, estimada para o início da década de 1990, era da ordem de 123.920.000 habitantes. A capital é Tóquio, a maior concentração urbana do mundo.
POPULAÇÃO
Grupos Étnicos. O Japão foi povoado, a princípio, por grupos vindos do continente, e a maioria da população pertence ao ramo dos mongóis. O japonês, porém, apresenta alguns traços que o distinguem dos outros grupos oriundos do mongol. Elementos minoritários são resultantes de miscigenações com aborígine aino, do norte, e com variedades do sudeste Asiático, Coréia e Europa. A maioria da população japonesa aproxima-se, geneticamente, dos coreanos, das tribos tungúsicas e de grupos procedentes do norte da China.
Língua. O Japão não possui vinculação com qualquer outro idioma, embora alguns acreditem que mostre afinidades com o Coreano e, possivelmente, com línguas do grupo altaico ( famílias mongol, mandchu eturca ). Outros sugerem parentesco com idiomas polinésios e malaios. É bastante diferente do chinês, do qual, entretanto, recebeu muitas palavras. O alfabeto, tomado de empréstimo ao chinês, teve, porém, seus caracteresgradualmente abreviados até a formação de um alfabeto próprio.
Religião. Não há uma religião dominante no Japão; coexistam diversos sistemas religiosos e semi-religiosos. Na década passada, os