Jantar no Hotel Central, Os Maias
Episódios da Vida Romântica - Jantar do Hotel Central
1. Resumo
O jantar, organizado por Ega, tinha o propósito de homenagear Cohen, mas também proporcionar a Carlos o primeiro contacto com a sociedade Lisboeta.
Neste jantar, estão presentes várias personagens da obra, tais como Carlos Eduardo, João da Ega, Craft, Dâmaso Salcede, Jacob Cohen e Tomás de Alencar. O foco central do jantar passa pela discussão diversos temas, entre os quais, literatura, finanças e história política, sendo principais pontos de discussão o ultrarromantismo vs. naturalismo/realismo, a situação económica do país e as consequências de uma possível invasão espanhola.
Este episódio foi muito importante para a obra, pois mesmo antes de o jantar começar, acompanhado por Craft, Carlos vê Maria Eduarda pela primeira vez, com a qual irá desenvolver um romance incestuoso, sendo, deste modo, este capítulo, a génese da intriga principal.
2. Integração do episódio na estrutura da obra
Neste episódio, Carlos já se licenciou em medicina, mas o seu tempo é mais dedicado à sua vida social e não tanto a um trabalho árduo o que se reflete nas diversas “figuras” da sociedade lisboeta com quem passa a ter contacto.
Imediatamente antes de começar o jantar, Carlos avista, pela primeira vez, Maria Eduarda, que considera extremamente atraente.
“Um esplêndido preto, já grisalho, de casaca e calção, correu logo à portinhola; de dentro um rapaz muito magro, de barba muito negra, passou-lhe para os braços uma deliciosa cadelinha escocesa, de pelos esguedelhados, finos como seda e cor de prata; depois apeando-se, indolente e poseur, ofereceu a mão a uma senhora alta, loura, com um meio véu muito apertado e muito escuro que realçava o esplendor da sua carnação ebúrnea. Craft e Carlos afastaram-se, ela passou diante deles, com um passo soberano de deusa, maravilhosamente bem feita, deixando atrás de si como uma claridade, um reflexo de cabelos de ouro, e um aroma no