Jantar beneficente dançante
A sociedade contemporânea enquanto sociedade da informação
Aluno: Diogo Figueiredo Alves Mendes Augusto
Turma: 3ºOE
Professora: Patrícia Rato
1. Entrelaçando de forma irreversível os campos da comunicação, da informática e das telecomunicações, os media digitais demonstram um potencial comunicativo incomparável. Estes novos meios de comunicação, agora generalizados e menos “novos”, foram surgindo através de diversos processos empíricos e, grande parte das vezes, com base na transposição para o digital de conceitos e formatos tradicionais como os jornais, revistas, rádio e televisão. Vários especialistas previram uma revolução na forma como se adquire conhecimento, se vive e se trabalha, tendo em conta o aparecimento de novos média como a televisão por cabo, os computadores portáteis, telefones com câmaras, televisão HD e, atualmente, a Internet. Estas inovações acabam por se construir a partir da experimentação que a criatividade humana imprime no próprio espaço de comunicação e sociabilidade. Com a redução do preço dos bens tecnológicos e a generalização dos mesmos, observa-se a alteração dos contextos sociais nos quais estes são usados. A conjugação destes vários factores favorece a convergência dos serviços de informação e a democratização do conhecimento, mas também a fragmentação das audiências e o surgimento de mercados de nicho, direccionados para áreas muito específicas.
2. Para além de contribuir grandemente para o fenómeno da globalização e para a adoção de novas formas de adquirir conhecimento, a Internet contribuiu também para o surgimento de fenómenos como blogues, informação individualizada por meio de RSS, sistemas de conversação por mensagens instantâneas (por exemplo, o Messenger), sites de partilha de conteúdos (como o Youtube) e redes sociais.
3. A convergência dos media no formato multiplataforma contribui para se associar cada vez mais os órgãos de comunicação