Jan Amos Komensky
Introdução
Comenius, o “pai da didática”, em seu trabalho pedagógico teve grande influência dos princípios cristãos presentes desde a sua infância até a sua formação, sendo o primeiro a instaurar a didática
A experiência escolar na infância despertou o interesse de mudança no método de ensino, criando assim a Didática Magna e Phansophia com o propósito de “ensinar tudo a todos”.
Ele conseguiu ver na escola, as necessidades que a mesma tinha de despertar nas pessoas o prazer pelo conhecimento, ou seja, pela vida, portanto entendia que o papel do pedagogo não é apenas o de ensinar mas o de ser um transformador social. Assim seus ensinamentos, mesmo com 400 anos de existência, ainda não perderam totalmente a sua importância, e por isso até hoje serve como base para muitos educadores.
Jan Amos Komensky (1592-1670)
Biografia
Nasceu em Nivnice, na Morávia (atual República Tcheca) em 1592, de família protestante da seita dos Irmãos Morávios, destacava-se pelo extremado apego as Sagradas Escrituras. Frequentou a escola fundamentada pelos princípios desta seita. Ao terminar o estudo secundário, estudou Teologia na Universidade Calvinista de Herborn, na Alemanha. Em 1616, após 2 anos como professor inicia na vida religiosa, como sacerdote. Mudou-se para Fulnek onde casou e teve filhos. Com o inicio da Guerra dos 30 anos, conflito religioso entre Católicos e Protestantes, perdeu seus escritos, quando católicos incendeiam e saqueiam a cidade de Fulnek foge para a Polônia já que o catolicismo foi imposto na Morávia, a fuga o influenciou a se dedicar a filosofia, política e pedagogia, com o propósito de mudanças.
Durante 42 anos de sua vida, viaja pela Europa não-católica, trabalhando em projetos cientificos e educacionais. Nesse período escreveu mais de 200 obras, sendo as pricinpais:
• O labirinto do mundo, 1623;
• Didactica checa, 1627;
• Guia da escola materna, 1630;
• Porta aberta das línguas, 1631;
• Didactica Magna (versão