Jack Welch
John Frances Welch Jr., ou simplesmente Jack Welch, nasceu em Massachusetts, em 19 de Novembro de 1935. De origem humilde, foi o primeiro da família a ir para a universidade, concluindo uma licenciatura em engenharia química. A sua ambição era ter 30 mil dólares quando tivesse 30 anos.
Em 1999 foi considerado o “Gestor do Século” pela revista “Fortune”.
Jack Welch entrou para a General Electric em 1960, como engenheiro químico em Pittsfield. Passado um ano quis sair, pois tinha uma melhor proposta da International Minerals & Chemicals - aumento salarial de 25% - e estava aborrecido com toda a burocracia reinante na GE, mas foi convencido a ficar.
Foi nomeado vice-presidente da empresa em 1972, vice-presidente sénior em 1977, vice-presidente do conselho de administração em 1979 e finalmente em 1981 foi nomeado presidente executivo, tornando-se no mais jovem CEO da GE, cargo que ocupou até 2001. Nessa altura, já a GE era um modelo, com a diversificação das suas áreas de negócio, mas foi Welch quem a impulsionou e a fez entrar numa nova era da gestão.
A revolução de Welch na GE passou por duas grandes fases, a que chamam a fase “hardware” e a fase “software”. Na primeira, começou por introduzir uma estratégia que exigia que cada divisão deveria estabelecer ser a número um ou dois no seu segmento de mercado (“fix it, sell it or close it”). Isso alterou a estrutura de 350 negócios estratégicos para apenas 14 de nível mundial no final da década de 80.
Na segunda fase, defendeu a qualidade, excelência pessoal, criatividade e compromisso, delegando maiores poderes de decisão aos seus gestores. Incentivar os pontos fortes das pessoas era uma das suas apostas.
É