Cargas
Trabalho 1 - Cargas
Defina os seguintes conceitos abaixo, considerando que tais conceitos se aplicam a disciplina de equilíbrio nas estruturas no que diz respeito às cargas/carregamentos aplicados em edificações.
1. Carregamento Estático;
Os carregamentos possíveis de serem aplicados em uma estrutura são classificados em estático e dinâmico. Gere (2003) menciona que uma carga é considerada estática quando permanece constante ao longo do tempo. Filho (2005) complementa que o carregamento na estrutura é efetuado de forma bastante lenta e que qualquer estágio do carregamento pode ser tratado como carregamento estático.
Resumindo, entende-se como carregamento estático todo carregamento em que a carga é aplicada gradativamente e permanece sem variações de intensidade ao longo do tempo.
2. Carregamento Permanente;
Este tipo de carga é constituído pelo peso próprio da estrutura e pelo peso de todos os elementos construtivos fixos e instalações hidráulicas, elétricas e coberturas. Uma estimativa é feita mais especificamente para as cargas de peso próprio da estrutura, baseado em certa experiência profissional ou em comparação com obras similares. Ao final do dimensionamento das peças da estrutura, um limite em torno de 10% entre o peso estimado e o obtido deve ser utilizado. Caso esse limite seja excedido, deve-se efetuar uma nova verificação no dimensionamento a partir dos valores encontrados. (HAUCH, 2010). Essas cargas são determinadas através do peso específico de cada material, a NBR 6120 /1980 fornece esses pesos específicos mais comumente usados na construção civil.
3. Cargas Acidentais;
As Cargas Acidentais Verticais como se pode verificar na norma NBR8800/2008, em seu anexo
B, estabelece que em coberturas que não são sujeitas a acumulo de materiais deve se considerar uma carga nominal de 0,25 tf / m², logo qualquer carga que não houver especificação deve ser
adotada como mínima. Essas cargas