Izabel
2.1 O que é diagnostico estratégico? Como é feito e por que é tão importante antes de se iniciar um processo der intervenção estratégica?
Diagnóstico estratégico é um processo formal e estruturado para avaliar uma organização e é fundamental antes de iniciar um processo de intervenção estratégica porque verifica alguns elementos como: competitividade, portfólio, flexibilidade, vulnerabilidade, capacitação, disponibilidade de recursos estratégicos, sistema de vigilância estratégica, tudo isso para projetar e construir o futuro da empresa. O diagnóstico estratégico pode ser feito através de uma lista formal de perguntas cujas respostas podem dar suporte no autodiagnóstico da situação estratégica da empresa.
Exemplo: Existe rumores de uma nova crise mundial e a empresa precisa ter um sistema de vigilância estratégica para analisar se o tema estratégico, no caso, rumores de uma nova crise, vai afetar a empresa. Se a mesma terá condições financeiras para enfrentá-la caso ocorra e quais as medidas a serem adotadas.
2.2 O que é a avaliação da prontidão estratégica? Como é feita e por que é tão importante fazê-la antes de se iniciar um processo de intervenção estratégica?
2.3 Quais são as diferenças fundamentais entre o processo clássico de planejamento estratégico e a moderna gestão estratégica? Por que, e em quais condições, a moderna gestão estratégica é superior ao processo clássico de planejamento estratégico?
2.4 Que ingredientes básicos distinguem as organizações bem-sucedidas daquelas que acabam sucumbindo nos primeiros anos de vida? Dê exemplos para justificar suas afirmativas.
2. CAPÍTULO 5
3.5 Qual é a diferença entre tendência e descontinuidade? De que modo elas influenciam na formulação estratégica das organizações?
3.6 Cite três exemplos de catalizadores, ofensores, oportunidade e amearenças entre esses quatro conceitos e a importância de cada um?
3.7 Como é