IYPT
Integrantes:
José Iuri Barbosa de Brito
Rafael Rabello
Luís Augusto Ramos Irineu
Thomas Kevin
Moisés Vinícios
Líder: Edmundo Dantas
Sumário
Problema 3
Problema proposto
Hipótese
Fundamentos teóricos e procedimento experimental
Parâmetros Relevantes
Análises e conclusões
Referências Bibliográficas
Problema
3
3
4
7
10
11
Bola saltitante
Problema proposto
O Problema proposto pela equipe organizadora da IYPT (International Young Physicists’ Tournament - Torneio Internacional de Jovens Físicos), “Se você segurar uma bola de pingue-pongue acima do solo e soltá-la, ela irá quicar. A natureza da colisão muda se a bola contém líquido. Investigue como a natureza da colisão depende da quantidade de líquido dentro da bola e de outros parâmetros relevantes.” No qual o problema foi intitulado Bola Saltitante.
Hipótese
Ao preenchermos a bola com um líquido, como por exemplo, a água, expulsamos o ar contido nela, assim além de aumentarmos a massa do respectivo conjunto (bola mais líquido), também diminuímos a capacidade de compressão da bola, pois aumentamos bastante a quantidade de moléculas por cm³ da bola. E como a compressão da bola altera a natureza de sua colisão com outro corpo, a bola não realiza o mesmo tipo de colisão.
Além desse fato, a inércia do corpo altera sua colisão, tendo em vista que ao cair o líquido entra em movimento para baixo, e quando ocorre a colisão por inércia ele tende a continuar esse movimento, impedindo, ou dificultando a subida da bola, e em casos em que a bola nem chega a subir novamente a bola tenderá a girar, pois o líquido mudará sua forma, e irá impulsioná-la.
Fundamentos teóricos, e procedimento experimental
Estado líquido
No estado líquido, os agrupamentos atômicos de uma substância