Relatório de lipídios
TÍTULO: CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS
Integrantes do Grupo:
Melisse Segala
Luisa Queiroz
Isabella Gracinda
UBERLÂNDIA-MG
NOVEMBRO / 2013
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. METODOLOGIA
3.1 Reação com Reagente de Benedict
Foram colocados 0,5 ml de glicose 01M, frutose 0,1M, sacarose 0,1M, lactose 0,1 M e um desconhecido 0,1M nos respectivamente nos tubos de ensaio numerados de 1 a 5. Logo, adicionou 1 ml do Reagente de Benedict em cada tubo. Ferveu os tubos por 2 a 3 minutos em banho-maria á ebulição e observou a mudança de cor.
3.2 Reação com o reagente de Seliwanoff
Reagente de Seliwanoff; 1g de resorcinol em 330 ml de HCL concentrado 4M. Completar com água destilada até um volume final de 1L.
Colocou respectivamente em cinco tubos de ensaio 0,5ml das seguintes soluções com concentração de 0,1 M: glicose, frutose , sacarose, lactose e um desconhecido mais 1ml do reagente de Seliwanoff. Os tubos ficaram no banho-maria por 10 minutos, sendo observados de 3 em 3 minutos para analisar qual a reação é mais rápida e intensa.
3.3 Reação de Barfoed
Nesta analise, colocou respectivamente em cinco tubos de ensaio 0,5ml das seguintes soluções com concentração de 0,1 M: glicose, frutose , sacarose, lactose e um desconhecido mais 1ml do reagente de Barfoed. Os tubos ficaram no banho-maria por 10 minutos.
3.4 Hidrólise Alcalina de Acilgliceróis/ saponificação
Em um tubo de ensaio , colocou 1 ml de óleo de cozinha mais 2 ml de solução alcoólica de NaOH a 10%. Ferveu em banho Maria á ebulição até 8 minutos. Adicionou 3 ml de água destilada quente e agitar com um bastão de vidro, continuando o aquecimento em banho-fervente por 15 minutos. Observou se a capacidade do produto(sabão) de formar espumas.
3.5 Propriedades dos sabões
Foi dividido para três tubos o conteúdo da experiência anterior. No tubo, 1 ml de sabão e cinco gotas de CaCl2. No tubo, 1 ml de sabão mais 1