iu7y7

656 palavras 3 páginas
enzimas são os catalizadores das reações que ocorrem nos sistemas biológicos. Elas têm eficiência catalítica extraordinária, em geral muito maior que aquela dos catalisadores sintéticos; têm um alto grau de especificidade por seus substratos, aceleram rações químicas específicas e, ainda, funcionam em soluções aquosas e em condições muito suaves de temperatura e pH. Poucos catalisadores não-biológios mostram todas estas propriedades.

As enzimas são uma das chaves para o entendimento de como as células sobrevivem e proliferam. Agindo em seqüências organizadas, elas catalisam as centenas de reações graduais e sucessivas que ocorrem nas vias metabólicas, através das quais as moléculas nutrientes são degradadas, as energias químicas conservadas e transformadas e as macromoléculas biológicas sintetizadas a partir de precursores simples. Algumas, das muitas enzimas que participam do metabolismo, são enzimas regulatórias, elas podem responder a vários sinais metabólicos, através da mudança adequada de sua atividade catalítica. Em função da ação das enzimas reguladoras, os sistemas enzimáticos são altamente organizados, de forma a produzir uma atuação harmoniosa das muitas atividades metabólicas diferentes necessárias para manter a vida.

Uma Introdução às Enzimas

James Sumner isolou e cristalizou a uréase, em 1926, este feito propiciou um grande avanço nos estudos das propriedades específicas das enzimas. Sumner demonstrou que os cristais de uréase consistiam inteiramente de proteína e postulou que todas as enzimas são proteínas. Como não havia outros exemplos, esta idéia permaneceu controversa por algum tempo. Apenas na década de 30, depois que John Northrop e seus colegas cristalizaram a pepsina e a tripsina bovina e encontraram que estas também eram proteínas, a conclusão de Sumner foi aceita por quase todos.

A maioria das enzimas são proteínas

Com exceção de um pequeno grupo de moléculas de RNA com propriedades catalíticas, todas as enzimas são

Relacionados