Itália
Capital: Roma
Moeda: Euro
Língua oficial: Italiano
Presidente: Giorgio Napolitano
Entrada na UE: 25 de Março de 1957 (membro co-fundador)
População: Estimativa de 2009: 60 303 800 hab. (23.º)
Densidade populacional: 200,12 hab./km²
Esperança Média de Vida: 80,5 anos
É o quinto maior país da UE.
O norte do país é a parte mais densa e um terço do país contém quase a metade da população.
Depois da II Guerra Mundial, a Itália passou por um grande crescimento econômico que levou a população rural a mover-se para as cidades, e ao mesmo tempo passou de uma nação caracterizada por massiva emigração a um país recetor de imigrantes. Um em cada cinco italianos é reformado/pensionista. Apesar disso, graças principalmente a imigração das décadas de 80 e 90, nos anos 2000 a Itália viu um acréscimo populacional natural pela primeira vez em anos.
A Itália tem uma economia de mercado caracterizada por um elevado PIB per capita e taxas de desemprego baixas. Em 2010, era a oitava maior economia do mundo e a quarta maior da Europa em termos de PIB nominal.[ Por paridade do poder de compra (PPC), o país possui o décimo maior PIB do mundo e o quinto maior da Europa. É um membro fundador do G8, da Zona Euro e da OCDE.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Itália foi rapidamente transformada de uma economia baseada na agricultura para um dos países mais industrializados do mundo e um país líder em comércio mundial e exportações. É um país desenvolvido, com a oitava melhor qualidade de vida do mundo[7] e o 23º melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Apesar da recente crise econômica global, o PIB per capita italiano em PPC mantém-se aproximadamente igual à média da União Europeia (UE), enquanto a taxa de desemprego (8,5%) se destaca como uma das mais baixas da UE. O país é bem conhecido por seu setor de negócios econômicos influente e inovador, um setor trabalhista e agrícola competitivo (a Itália é o maior produtor mundial de vinho) e por seus automóveis, indústria,