itu relatorio
Com o auxílio do professor Nilton Gama fizemos uma pesquisa de campo na cidade de Itu, no parque do Varvito com a finalidade de aprimorar nossos conhecimentos relacionados à disciplina e pudéssemos adquirir conhecimentos práticos para serem aplicados em sala de aula.
A cidade de Itu fica no município de São Paulo. Localizada a uma latitude 23º15'51" sul e a uma longitude 47º17'57" oeste, estando a uma altitude de 583 metros.
O parque do Varvito é uma pedreira formada em um antigo lago glacial de aproximadamente 300 milhões de anos.
O Varvito é uma rocha sedimentar que foi formada no decorrer das estações inverno e verão (que predominavam), durante o inverno formava-se as camadas mais escuras e mais finas, ricas em matéria orgânica e no verão as mais claras e mais grossas com grande quantidade de material mineral. Como esse paredão era um lago a parte superior do lago congelava no inverno e as matérias orgânicas que são mais leves se depositavam no fundo do lago. Já no verão o lago descongelava e as enxurradas traziam tanto a matéria orgânica como a mineral, a mineral sendo mais densa acomodava no fundo do lago, formando assim as camadas claras no inverno e as escuras no verão. E com as aguas das chuvas as camadas ficaram onduladas.
Vimos também o seixo caído, que é uma rocha que não é varvito trazida por um iceberg, como também animais invertebrados que viviam no fundo do lago também ficaram sedimentados sobre as camadas de varvito.
No fundo lago, vimos à existência de animais invertebrados, os bentônicos, que existiam no fundo do lago, vimos às marcas, os vestígios deixados no fundo do lago. Os animais morriam o corpo entrava em decomposição e eram cobertos pela sedimentação.
Aprendemos um pouco mais sobre os matacões que são blocos de rochas que podem ser subterrâneos ou superficialmente expostos. Geralmente têm formato arredondado, moldados pela ação de intemperismos - variação de temperatura, ação de ventos e da