Itil
Heitor Luiz Murat de Meirelles Quintella, D.Sc.
UFF
Renato Augusto dos Santos Côrtes
UFF
RESUMO
O presente artigo se propõe apresentar um estudo comparativo entre a metodologia IRM (Infrastructure Resource Management) e a metodologia ITIL (IT Infrastructure Library) no que diz respeito ao controle de ativos de TI em ambientes computacionais nas empresas. Baseado nos fundamentos da metodologia IRM para controle de ativos de TI foi implementado um método para inventário de equipamentos de TI com o objetivo de otimizar a gestão destes ativos, permitindo o seu gerenciamento e a auditoria de software.
O ambiente de pesquisa e implementação foi uma grande empresa do ramo de Telecomunicações, com a implantação de metodologia de controle de ativos de TI.
Palavras Chave: IRM , ITIL , controle de ativos de TI , metodologia , governança de TI
1. Introdução
Os ativos de TI, que no passado eram vistos com importância secundária, agora aparecem como elementos de missão crítica da empresa que devem ser bem administrados, alinhados com o negócio e altamente eficientes. Fusões e aquisições, descentralizações de empresas são alguns dos desafios. O gerenciamento de ativos é a chave para suportar mudanças, reduzir custos, aumentar a eficiência e abrir novos canais para suportar o relacionamento com os clientes.
Desde o help desk até o gerenciamento da distribuição de licenças de software, o gerenciamento de ativos está hoje expandindo a visão tradicional de TI no gerenciamento dos recursos de sua infra-estrutura.
O retorno do investimento em tecnologia depende do gerenciamento eficiente, de uma forma global, das contínuas mudanças que afetam a disponibilidade de serviços. Ao mesmo tempo, ganhar controle sobre o custo total de propriedade é crítico. A organização Aberdeen Group cita: “Organizações que pensam adiante estão tomando à frente na tecnologia de