Itic
História da Internet
A Internet surge em 1969, nos Estados Unidos da América. Pretendia-se desenvolver uma rede de comunicações que interligasse os supercomputadores da defesa americana e de algumas grandes universidades, de forma a que, no caso de haver um ataque nuclear, as comunicações não fossem interrompidas. No início dos anos 80, a ARPANET adopta um conjunto de protocolos – TCP/IP - que permitem a universidades, centros de investigação – MSFnet – e outros departamentos militares – MILnet – e governamentais americanos criarem as suas próprias redes e ligarem se também à ARPANET.
Serviços básicos:
- Correio Electrónico
- Grupos de Discussão – Newsgroups
- World Wide Web – WWW
- Listas de Correio
- Transferência de Ficheiros – FTP
- Comunicação em Tempo Real – Chat
- Videoconferência – Netmeeting
Protocolo TCP/IP
- TCP (Transmission Control Protocol) – Protocolo que define o conjunto de regras para estabelecer a ligação e a comunicação.
- IP (Internet Protocol) – Protocolo que define a forma como um determinado computador é reconhecido na Internet ou seja, o seu endereço IP. O endereço IP é constituído por um conjunto de quatro números de 0 a 255, separados por um ponto, de acordo com a seguinte estrutura: ***.***.***.***
- DNS (Domain Name System) – Protocolo que, a cada endereço IP, associa um nome, mais fácil de ser memorizado pelos utilizadores.
- SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) – Protocolo que possibilita a comunicação entre computadores por correio electrónico (E-mail – Electronic Mail).
- FTP (File Transfer Protocol) – Protocolo que possibilita a transferência de ficheiros através da Internet. O utilizador pode copiar, para o seu computador, documentos, programas informáticos, imagens, etc.
- Telnet – Protocolo utilizado