Comércio internacional: diferenças culturais da china
Fábio Vergara Ribeiro
Profa. Elis Regina Tredesini
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais – Comércio Exterior
23/05/2008
RESUMO
Para auxiliar o empresário interessado em participar deste mercado, traçamos um paralelo entre nossa cultura e a cultura chinesa, tentando amenizar o desconhecimento deste mercado tão distante de nós, seja em kilômetros ou em cultura. O conhecimento da cultura chinesa pode abrir não só o mercado mas também criar idéia para novos e lucrativos projetos em um mundo completamente diferente do nosso.
Palavra-chave: China, comércio, cultura.
1 INTRODUÇÃO
A República Popular de China constitui uma das regiões mais dinâmicas do mundo, registrando um crescimento econômico anual de mais 9%. Além disso, a produção combinada da China, Honk Kong e Taiwan é cerca do dobro da produção do Japão e representa mais de 60% dos Estados Unidos, sabendo também que a reserva Chinesa é uma das mais elevadas do mundo. Com uma população de mais de 1,31 bilhão de habitantes, a China é considerada uma super potência econômica e o mercado do século 21. O país é também a maior fonte de crescimento de turistas do mundo, com uma previsão de 100 milhões para 2020, um valor dez vezes superior, em apenas duas décadas.
2 CULTURA DA CHINA
Inicialmente ilustramos este estudo com resumo sobre as áreas culturais da China, retirado do site WIKIPÉDIA:
2.1 ARTE
Desde do início da história da China, se criaram objetos em bronze, jade e osso que resgatam o espírito e efeito procurado nos rituais chamanistas. Estas formas em bronze e jade mostram pela primeira vez um dos princípios essenciais da arte chinesa: a síntese entre o espírito criador artístico a função social e a hierárquica a que estavam destinados desde sua concepção. O primeiro deles se mostrava no aprimoramento das formas, na origem dos temas decorativos