Itens de um microcomputador
Este trabalho contém informações sobre cada hardware interno de um microcomputador, o funcionamento de cada peça, suas ligações, configurações e a compatibilidade para com as outras peças que se interligam. Tem como objetivo informar e ser claro sobre cada aspecto e característica de cada hardware interno.
Conteúdo Itens de um microcomputador
Comecemos a listar quais são os itens de um microcomputador:
1 – Memória RAM (memória de acesso aleatório)
2 – Processador
3 – Chipsets
4 – HD (disco rígido ou hard disk)
5 – Placa de video
6 – Placa de som
7 – Placa de rede
8 – Placa mãe (motherboard)
9 – Cooler
10 – Fonte de alimentação
11 – Drive de CD ROM
12 – Drive de disquete
13 – BIOS
14 – Gabinete
Funcionamento de cada peça
1 – Memória RAM – (RAM Random Acess Memory) é uma memória temporária, onde são carregados os programas em execução e dados, porém os dados são perdidos quando o computador é desligado que é uma característica desse tipo de memória, para não perder dados é necessário que sejam salvos no HD. Ela é usada a todo instante, como por exemplo no processo de leitura, quando um arquivo é aberto, diretamente de um HD ou outro tipo de memória permanente, ele é lido pela memória RAM na hora em que é aberto. Ela é conectada na placa mãe em um slot de memória SDR ou DDR, a diferença dessas duas está na transferência de dados por ciclo do clock, a SDR transfere 1 dado por ciclo e a DDR 2 dados por ciclo.
Há dois tipos de memória RAM, a dinâmica e a estática.
A dinâmica contém suas células compostas por um capacitor que armazena a informação e um transistor que dá ou não a passagem de um pulso elétrico. Obs.: o capacitor deve sempre estar sendo alimentado para que não se descarregue, ele vai armazenando e esvaziando elétrons, aí é que entra o processador atuando em conjunto com a memória RAM.
A estática contém mais transistores e capacitores, executando sua função com mais