Itamarati
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
Acadêmico: Sidinei Sembranel
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO ARTIGO
ESTUDO DO AR EM KAMPALA CAPITAL DA UGANDA
CONCÓRDIA-SC
OUTUBRO DE 2014
SUMARIO
1- INTRODUÇÃO 3
2- OBJETIVO 3
3- METODOLOGIA 3
4- RESULTADOS E DISCUSSÃO 4
5- CONCLUSÃO 5
6- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1. INTRODUÇÃO
A poluição do ar é um problema global relativamente grande, e vem sendo apontado pelos pesquisadores em vários estudos científicos no mundo inteiro há vários anos.
A atividade de produção de bens de consumo, desde a revolução industrial até os dias atuais, os altos índices de veículos automotores em circulação, o aumento dos desmatamentos nas áreas de florestas, as queimadas, e a queima de combustíveis fósseis vem causando a poluição do ar em todo o mundo.
“Os poluentes atmosféricos existem sob forma de gases e de partículas e podem ser naturais e artificiais, provenientes de fontes fixas (industriais, usinas termoelétricas, vulcões), e móveis (veículos automotores, trem,avião)”. (Angelo T. Miranda, 2008)
Entre os problemas relativamente ligados à poluição significativa do ar está a diminuição da camada de ozônio, o aquecimento global como consequência o derretimento das calotas polares, além de afetar a saúde humana e os ecossistemas naturais em todo o planeta.
Um estudo publicado em 2014 pela revista, Journal of Environmental and Public Health, com fator de impacto 1.037, entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014, nos arredores de Kampala que é a capital de Uganda na África revelou um alto índice de poluição do ar por elementos como metais pesados e materiais particulados da crosta terrestre.
2. OBJETIVO
Realizar uma revisão bibliográfica no artigo: Ambiente, Material Particulado, Poluição do Ar, em Mpererwe District, Kampala, Uganda: Um estudo piloto.
3. METODOLOGIA
Leitura e interpretação dos dados e