Itamaraju
Itamaraju é um município do estado da Bahia, no Brasil. A cidade que já foi a maior potência econômica da região por causa do auge do cacau nos anos 70, 80 e 90, é hoje o 5º município em arrecadação do extremo sul, ocupa a quarta posição populacional da região com 65.232 habitantes, no entanto, ainda possui o segundo maior território do extremo sul baiano com 2.370 Km2, menor apenas do que Porto Seguro. Emancipou-se em 05 de outubro de 1961, desmembrado do município de Prado. Itamaraju possui o quarto maior centro comercial do extremo sul do Estado, com um comércio forte e sólido, e tem o que há de melhor em gente, um povo amigo e hospitaleiro. E promove até os anos atuais a maior festa regional de São João mantendo a sua tradição junina de origem.
Cultura
A cidade de Itamaraju fica a 750 Km da capital do estado, sendo a mais próxima do Monte Pascoal que foi o primeiro ponto de terra avistado pelos portugueses em 1.500, quando descobriram o Brasil. O monte avistado foi batizado por Pedro Alvares Cabral com o nome de Monte Pascal. O nome da unidade é devido a este monte.
Há notícias sobre a existência do grupo indígena Pataxó no extremo sul da Bahia desde o século XVI. Esses indígenas, que naquela época já eram bastante influenciados pela cultura civilizada, possuíam pequena tradição agrícola, o que aliado ao assédio dos madeireiros da região, levou- os a desmatar e comercializar a cobertura vegetal nativa existente. Este fato aliado à expansão agrícola da região culminou com a propostas de criação da unidade. A primeira proposta de protegê-lo partiu da comissão nomeada pelo Governo Federal na década de 30, encarregada de determinar o exato ponto do descobrimento do Brasil, presidida por Bernardino José de Souza. A concretização dessa proposta partiu do General Pinto Aleixo, que criou o parque Monte Pascoal em terras devolutas do estado.
Economia
A economia de Itamaraju se baseia ainda em seu passado,