Caracterização sócio-institucional, caps i de itamaraju-ba
Serviço social
Denise Barreto Ribeiro
Caracterização Sócio-Institucional, CAPS I de Itamaraju-Ba
Itamaraju-BA
2011
Denise Barreto Ribeiro
Caracterização Sócio-Institucional, CAPS I de Itamaraju-Ba
Trabalho referente às disciplinas de Estagio curricular Obrigatório I, do quinto período do Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, realizado pela aluna Denise Barreto Ribeiro.
Itamaraju-BA
2011
Caracterização Sócio-Institucional do CAPS I de Itamaraju-Ba
O CAPS vem sendo construído e adaptado no Brasil desde 1986, seguindo o mesmo modelo proposto em Trieste, na Itália, que consiste em um local para oferecer cuidados intensivos, semi-intensivos ou não intensivos a usuários com transtornos mentais.
È um serviço publico de saúde mental destinado a atender pacientes com transtornos mentais relativamente graves, foi criado para substituir os hospitais psiquiátricos, os antigos manicômios e hospícios que eram locais de maus tratos e mortes de pacientes, pois o manicômio não é o lugar ideal para o tratamento desses usuários, eles precisam conviver socialmente e participar de atividades sociais coletivas que trabalhem sua auto-estima e os integre a sociedade através de um tratamento digno e desprovido de preconceitos.
O Centro de Atenção Psicossocial tem como seu maior objetivo fazer um tratamento clínico de forma adequada aos usuários com transtornos mentais.
O CAPS I da cidade de Itamaraju é coordenado por Filintro Santos Almeida, e conta com uma equipe que atuam como parceiros no trabalho com os usuários, ou seja, é multiprofissional sendo composta por um psiquiatra, um psicólogo, uma assistente social, um medico generalista, uma enfermeira, uma educadora física, um músico, uma artesã, uma professora, um recepcionista, um motorista, um vigilante, um jardineiro uma cozinheira e uma auxiliar de serviços gerais.
A instituição é mantida por recursos