Aula da Saudade
EXERCÍCIO FÍSICO.
•
Por falta de conhecimento, muitas pessoas expõem sua saúde a um risco desnecessário.
Por exemplo: correr com saco plástico envolto na barriga debaixo do agasalho. Dessa forma, imagina que vai perder mais gordura. E há quem acredite que fazendo mais de mil abdominais por dia vai perder gordura localizada no abdome. Vai é conseguir uma dor insuportável no dia seguinte. Mitos como estes colaboram para uma falsa ideia sobre a prática do exercício físico .
Abdominal faz “perder barriga”?
• A perda da gordura não acontece de forma localizada e sim no corpo inteiro. Fique ligado(a), pois a melhor estratégia é combinar os exercícios aeróbicos com os localizados.
Quanto mais suor, maior o emagrecimento? Não! O que você está perdendo no exercício físico com o suor é basicamente água. Pode interferir no peso naquele momento, mas depois da hidratação o peso volta ao normal.
Malhar” de roupa preta ou com agasalhos no “sol mais forte” emagrece mais?
Claro que não! Pode diminuir, inclusive, o seu desempenho físico e, consequentemente, gastar menos calorias. Aliás, com essa atitude, seu organismo estará correndo grande risco, pois pode ocasionar uma sobrecarga cardíaca e provocar até uma parada cardiorrespiratória.
O suor libera toxinas do organismo?
Não. No suor apenas se libera água e alguns sais minerais
.
O exercício só funciona quando sentimos dor no dia seguinte?
Não! Sentir dor é uma adaptação do músculo à atividade e deve ser regressiva. A causa principal da dor muscular depois dos exercícios é o acúmulo do ácido lático (como tratamos na unidade I deste volume). Tão logo seja removido o ácido lático pelo organismo, a dor passa e, assim, ocorre uma adaptação do organismo ao estímulo executado. Quando a dor dura mais que o tempo esperado, é sinal de que o exercício foi mal executado ou com muita sobrecarga. Fique esperto(a)! O exercício só começa a