Italia
Realização: Adilson Furtado
Avaliação: Prof. Pedro Sequeira Lopes
INDICE
INTRODUÇÃO
GEOGRAFIA
A Itália está localizada no sul da Europa e compreende a península itálica e uma série de ilhas, incluindo as duas maiores, Sicília e Sardenha. Situa-se entre as latitudes 35° e 47° N e longitude 6° e 19° E. Embora o país compreenda a totalidade península e a maior parte da bacia sul alpina, alguns do território da Itália se estendem além da bacia alpina e algumas ilhas estão localizadas fora da plataforma continental da Eurásia. Esses territórios estão na plataforma continental africano.
A área total do país é de 301 230 km², dos quais 294 020 km² são terra e 7 210 km² água. Incluindo as ilhas, a Itália tem um litoral e uma fronteira de 7.600 km nos mares Adriático, Jônico e Tirreno e as fronteiras comuns com a França, Áustria, Eslovênia e Suíça, San Marino e Cidade do Vaticano.
O Pó, maior rio da Itália com 652 km, flui dos Alpes na fronteira oeste com a França e atravessa a planície da Padânia em seu caminho para o mar Adriático. Os cinco maiores lagos são Garda, Maggiore, Como, Trasimeno e Bolsena .
O país está situado no ponto de encontro da placas da eurasiática e africana, levando a uma atividade sísmica e vulcânica considerável. Existem 14 vulcões na Itália, três dos quais estão ativos: Etna (o tradicional local de forja de Vulcano), Stromboli e Vesúvio. O Vesúvio é o único vulcão ativo da Europa continental e é o mais famoso pela destruição de Pompeia e Herculano. Várias ilhas e colinas foram criadas pela atividade vulcânica e ainda há uma grande caldeira ativa, o Campi Flegrei, no noroeste de Nápoles.
HISTÓRIA DE ITÁLIA
A história da Itália influenciou fortemente a cultura e o desenvolvimento social, tanto na Europa como no resto do mundo. Foi o berço da civilização etrusco, da Grécia, da civilização romana, da Igreja Católica, das repúblicas marítimas do Humanismo, do Renascimento e do fascismo. Foi o lugar de nascimento de