Itaipu
O impacto relacionado ao deslocamento populacional pode-se dizer que é quase impossível de ser eliminado, pois mesmo que toda a população seja realocada em outras áreas não se consegue reconstruir um cotidiano idêntico ao que já existia. Famílias, comércios, igrejas, que antes eram próximos, tem suas rotinas alteradas devido às distâncias que surgem após a construção da barragem. Além disso, todos aqueles que são deslocados por barragens tem que reconstruir tudo o que já tinham construído durante suas vidas e até mesmo durante a vida de seus antepassados. Eles são obrigados a se matricular em uma nova escola, frequentar uma nova igreja e fazer novas amizades. Porém um detalhado trabalho antropológico pode criar ferramentas e subsídios para salvaguardar uma herança cultural do desaparecimento.
A redução do problema relacionado aos impactos causados na fauna pode ser feita com o remanejamento antecipado das espécies, mesmo assim, algumas delas correm o risco de não se adaptarem ao novo habitat.
Outros fatores que podem ser levados em consideração para diminuir os impactos, muito embora para isso seja necessário um grande empenho dos órgãos competentes com a anuência dos governantes são:
- a construção da usina somente seria permitida se ficasse comprovada a existência de uma alternativa técnica e locacional;
- a usina só poderia ser a fio d'água, ou seja, a vazão do rio seria suficiente para gerar toda a energia;
- dispensar a necessidade de um lago ou reservatório;
- ter sua