Istenio
Luiz Guilherme P. Garcia
Carta O Descobrimento - Carta ao Rei Dom Manuel
Pero Vaz de Caminha
Artigo Apresentado à Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange – como requisito para a nota de Ed. Fisica do 1° ano do curso de Mecânica Industrial.
Anápolis, GO
2014
Resumo
A carta cuja foi enviada ao Rei de Portugal, por volta de 1500. Foi distinguida para a explicação do achamento do Brasil, onde ouve grande estranhamento, mostrando os costumes dos nativos, e como eles chamavam a “Nova Terra”.
Carta na qual foi feita no período do Quinhentismo, no qual foi entre 1500 a 1601, cujo foi A Literatura de Informação.
Palavra- chave: Quinhentismo. Carta. Nativos.
Introdução
Esta carta mostra todos os aspectos dos índios (nativos) e da “Nova Terra”. Pero Vaz de Caminha a mandou ao Rei Dom Emanuel, como uma forma de demonstração de como era o lugar e todos seus valores. Para melhor entendimento o Quinhentismo, feito para entender a literatura e entendimento de todos os aspectos.
1° Capitulo: Interpretação do ponto de vista de Pero Vaz de Caminha
O deslumbramento dos Europeus com tudo aquilo. Pero Vaz documenta algumas características da terra encontrada e o momento em que viram um monte, logo após disso, ele narra o desembarque dos Portugueses na praia e o primeiro contato com os índios onde praticam a primeira troca de mercadorias. Pero Vaz de Caminha narra também a primeira missa realizada na terra descoberta.
A Carta escrita por Pero Vaz de Caminha tem como principais pontos o mapeamento das condições e possibilidades da terra e a segurança de tornar a nova terra em propriedade portuguesa. Em primeira impressão, os portugueses sentiram medo ao ver aquele povo estranho, armados e totalmente diferente de suas culturas. Ao se comunicarem e terem contato com os índios, eles conseguiram enxergar tal inocência. Devido a