isso ou aquilo
1067 palavras
5 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PESQUEIRAFICHAMENTO
DISCIPLINA: TPPPO III
PROFESSORA: NADINE
ALUNA: MARIA IVONETE DE SOUZA GALINDO
SERIE: 7° PERÍODO TURMA “A”
PESQUEIRA
2014
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PESQUEIRA
ANALISE E CRITICA
DISCIPLINA: TPPPO III
PROFESSORA: NADINE
ALUNA: MARIA IVONETE DE SOUZA GALINDO
SERIE: 7° PERÍODO TURMA “A”
PESQUEIRA
2014
Os três estados do capital cultural
O capital cultural pode existir sob três formas: no estado incorporado, ou seja, sob a forma de disposições duráveis do organismo; no estado objetivado, sob a forma de bens culturais-quadros, livros, dicionários, instrumentos, maquinas, que constituem indícios ou a realização de teorias ou de criticas dessas teorias, de problemática, etc.; e, enfim, no estado institucionalizado, formas de objetivação que é preciso colocar à parte porque, como se observa em relação ao certificado escolar, ela confere ao capital cultural de que é, supostamente, a garantia-propriedades inteiramente originais.
O estado incorporado
O Capital cultural é um ter que se tornou ser, uma propriedade que se faz corpo e tornou-se parte integrante da “pessoa”, um habitus. Pode ser adquirido, no essencial, de maneira totalmente dissimulada e inconsciente, e permanece marcado por suas condições primitivas de aquisição.
O Estado objetivado
O capital cultural objetivado em suportes materiais, tais como escritos, pinturas, monumentos, etc., é transmissível em sua materialidade.
O estado institucionalizado
A objetivação do capital cultural sob a forma do diploma é um dos modos de neutralizar certas propriedades devidas ao fato de que, estando incorporado, ele tem os mesmos limites biológicos de seu suporte. Ao conferir ao capital cultural possuído por determinado agente um reconhecimento institucional, o certificado escolar permite, além disso, a comparação entre os