isso 14000
ISO 14000
ISO 22000
Integrantes:
Sumário
Introdução
Com este trabalho esperamos que os leitores consigam compreender as normas que serão abordadas ISO 9000, ISO 14000, ISO 22000. Podendo-se compreender a diferença entre cada um deles e também para que servem, onde serão aplicados, os antecedentes históricos, entre outros. Desejamos uma ótima leitura.
Definição ISO
Ao contrário do que pensam a palavra ISO não é a abreviação de International Organization for Standartization (Organização Internacional para a Normatização), entidade internacional de padronização criada em 1947 em Genebra (Suíça). ISO vem do grego isos e significa igualdade, homogeneidade ou uniformidade, e hoje presente em cerca de 160 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
ISO 9000
Definição
É o conjunto de Normas que visam padronizar e melhorar continuamente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas no mundo inteiro. O foco principal é o cliente: atendimento na íntegra e em conformidade com requisitos especificados, bem como sua crescente satisfação.
Aplicação
Estas normas podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena, de caráter industrial, prestadora de serviços ou mesmo uma empresa governamental. Deve ser enfatizado, entretanto, que as normas ISO série 9000 são normas que dizem respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa.
As empresas que adotam os regulamentos da ISO 9000 tem mais credibilidade frente a outras empresas e aos seus clientes, uma vez que suas normas foram elaboradas por representantes de diversos países, do mundo inteiro.
Vantagens
Redução de riscos;
É sólida;
Tem reputação;
Evita perca de mercado;
Tem responsabilidade civil;
Sua margem de queixas e reclamações é pequena;
Tem relações comerciais