Israel
Israel é um país do Oriente Médio, limita-se a oeste com o Mar Mediterrâneo; ao norte, com o Líbano e a Síria; a leste, com a Cisjordânia e a Jordânia; e ao sul, com o Egito. O país possui uma população estimada em 7,1 milhões de habitantes, que vivem em um território de 22.145 km².
Dentre os vários países do Oriente Médio, Israel é sem dúvida o mais liberal, uma vez que sua população desfruta de direitos políticos e civis, além da liberdade de imprensa, liberdade econômica e apresenta indicadores sociais mais elevados que os de seus vizinhos. De acordo com a Bíblia, Israel é a terra prometida por Deus aos Hebreus, além de ser o berço do judaísmo.
Criação:
Durante a 2ª Guerra Mundial, os judeus sofreram as mais radicais perseguições raciais na e Europa, lideradas pelos nazistas, com os seus campos de concentração e de extermínio, onde morreram cerca de 6 milhões.
Após a guerra, em 1947, a ONU aprovou o plano de Partilha da Palestina. Com isso, o território palestino foi dividido em dois Estados, um judeu (56,47%) e outro árabe (43,53%).Em maio de 1948, a criação do Estado de Israel foi oficialmente instituída.
Economia:
No início, o país se mantinha com as doações vindas de judeus do mundo todo, principalmente dos Estados Unidos e com a produção agrícola, com destaque para a laranja.
Um pouco mais tarde, por causa de sua situação geopolítica, Israel acabou por desenvolver sua indústria bélica, onde se sobressaem as submetralhadoras e fuzis.
O país possui também uma forte indústria aeroespacial, de renome mundial, liderada por firmas como Israel Aerospace Industries, Elbit Systems e Elta e que, ao longo dos anos, desenvolveu e fabricou satélites, veículos lançadores de satélites, aviões não tripulados, tecnologia de ponta para caças, radares avançados e vários outros produtos.
O país atua fortemente também nas áreas de energia solar e energia geotérmica. A empresa de energias geotérmicas Ormat é negociada, junto com outras várias