Israel x Palestina
Grupos Envolvidos:
Fatah: O nome se utiliza das iniciais da expressão árabe "Harakat al-Tahrir al-Filistiniya", que significa "conquista". Criado em 1950 por Yasser Arafat, tem o propósito expresso de recuperar a totalidade das terras palestinas dos israelenses. É considerado o mais diplomático dos grupos. Predominantemente muçulmano e sunita, tem sua base da Cisjordânia.
Hamas: Se origina da frase árabe “Harakat al-Muqawama al-Islamiya”, que significa "Movimento de Resistência Islâmica". Criado em 1987, é contrário à existência de Israel e busca sua destruição. É reconhecido pelo Ocidente como um grupo terrorista, mas administra escolas e hospitais, tendo também um papel político. Predominantemente muçulmano e sunita, tem sua base em Gaza.
Hezbollah: Significa “Partido de Deus”. Criado em 1980, no Líbano, buscava resistir à ocupação israelense no sul do país. Depois de alcançar esse objetivo, busca a criação de um Estado islâmico xiita. É reconhecido pelo Ocidente como um grupo terrorista. Sua base continua no Líbano.
Jihad Islâmica da Palestina: Jihad significa "esforço". Criado na década de 1970, é o braço armado do Hezbollah e prega, além da constituição de um Estado islâmico na Palestina, a destruição de Israel. É reconhecido pelo Ocidente como um grupo terrorista. Sua base fica na Síria.
Habitada há mais de três mil anos, a Faixa de Gaza era ponto de passagem para antigas civilizações e um entreposto estratégico no Mediterrâneo. Foi dominada pelo Império Otomano até a Primeira Guerra Mundial.
Apesar de grande parte da população ter nascido por lá, muitos se identificam como refugiados palestinos. A primeira leva desses refugiados chegou ao local em 1948, quando a ONU declarou o estado de Israel.
Em