Israel x Palestina
ISRAEL X PALESTINA
Apd de geografia
Anna Fornazari – nº 04
Turma 9ºI
2º Professor Luiz Guilherme
Bimestre – APD
ISRAEL X PALESTINA
Dois povos com ideias conflitantes.
O conflito entre israelenses e palestinos sempre se deu basicamente em razão da disputa de terras. A região, onde hoje está localizado o Estado de Israel, era habitada por judeus até o ano de 70.
Depois da destruição do império romano do Ocidente, essas terras passaram a pertencer ao império bizantino. A religião muçulmana formou o império árabe e foi onde os conflitos começaram. No entanto, foi na I Guerra Mundial que começou o conflito entre palestinos e israelenses.
Até 1917, a Palestina possuía 26 mil quilômetros quadrados, uma população de um milhão de palestinos e 100 mil judeus. Com a derrota dos turcos no conflito mundial, a Palestina passou para o domínio da Inglaterra.
Em 1947, quando a ONU aprovou a divisão da Palestina, ela possuía uma população de cerca de 1 milhão e 300 mil palestinos e 600 mil judeus. Pelo projeto da ONU, eles seriam divididos em dois Estados: um judeu, que teria 57% da área, e um palestino, com 43% da área. A proposta foi negada pelos países árabes.
Depois de guerras, atentados e muitas mortes, todas as tentativas de negociações de paz fracassaram.
As reivindicações de ambos são legítimas: os judeus clamam por uma terra que habitaram há milênios e que sempre consideraram sagrada, da qual foram expulsos pelos romanos, tendo que a partir de então de vagar por vários países, em muitos dos quais eram discriminados e até perseguidos. Os muçulmanos, também, habitam esta terra, sagrada para sua religião, há mais de um milênio, a qual foi alvo de sangrentas disputas com os cristãos na época das Cruzadas, e depois submetida ao imperialismo inglês até o fim da Segunda Guerra Mundial.
A Guerra dos Sete Dias, também conhecida como Guerra de 1967 ou ainda Terceira Guerra