Fisiologia Humana
Os exercícios físicos proporcionam inúmeros benefícios vitais às pessoas, por exemplo, melhora do condicionamento físico, ou seja, aumenta-se a capacidade de “trabalhar” do sistema cardiorrespiratório, a resistência muscular geral e localizada se desenvolve juntamente com a força, flexibilidade, agilidade, conseguindo com tudo isto um melhor equilíbrio corporal e coordenação motora. O que irá influenciar na manutenção da saúde e melhor qualidade de vida das pessoas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) qualidade de vida é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças. Devemos usar o termo “Qualidade de vida relacionada à saúde”, pois já existem inúmeras evidências que o exercício físico e a atividade física são relacionados à prevenção de doenças crônicas e também a reabilitação.
A inatividade física e baixo nível de condicionamento físico têm sido considerados fatores de risco para mortalidade prematura tão importante quanto fumo, dislipidemia e hipertensão arterial. A prática regular de atividade física tem sido recomendada para a prevenção e tratamento das:
* Enfermidades cardiovasculares,
* Hipertensão
* Osteoporose
* Diabetes
* Enfermidades respiratórias, dentre outras.
Matsudo & Matsudo (2000) afirmam que os principais benefícios à saúde advindos da prática de atividade física referem-se aos aspectos antropométricos, neuromusculares, metabólicos e psicológicos.
Os efeitos metabólicos apontados pelo autor são:
* Aumento do volume sistólico
* Aumento da potência aeróbica
* Aumento da ventilação pulmonar
* Melhora do perfil lipídico
* Diminuição da pressão arterial
* Melhora da sensibilidade à insulina
* Diminuição da frequência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo
Com relação aos efeitos antropométricos e neuromusculares ocorre:
* A diminuição da gordura corporal
* Incremento da força e da massa muscular, da densidade óssea e da