israel e irã
A Iugoslávia corresponderam a três diferentes realidades políticas no século XX:
A Primeira Iugoslávia, uma monarquia fundada em 1 de dezembro de 1918 por Pedro I da Sérvia. Sendo chamada pela primeira vez de Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, e, rebatizado como Reino da Iugoslávia em 6 de janeiro de 1929. Este estado persistiu até a invasão pelas tropas do Eixo em 6 de abril de 1941. A capitulação ocorreu 11 dias após, em 17 de abril de 1941.
A Segunda Iugoslávia foi uma República Socialista Federativa fundada em 29 de novembro de 1943. Denominada primeiramente Federação Democrática da Iugoslávia, que tomou o nome de República Federal Popular da Iugoslávia, pouco antes da adoção de uma nova constituição, em 31 de janeiro de 1946 e, finalmente, tomou o nome definitivo deRepública Socialista Federativa da Iugoslávia em 7 de abril de 1963. Sobreviveu, até 15 de janeiro de 1992, quando quatro de suas repúblicas se separaram: Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e Macedônia.
A Terceira Iugoslávia foi uma federação formada em 1992 no território da Sérvia (incluindo os territórios de Voivodina eKosovo) e Montenegro. Foi nomeada República Federal da Iugoslávia. Em 4 de fevereiro de 2003, o nome "Iugoslávia" é abandonado e o país é rebatizado de União Estatal da Sérvia e Montenegro. Este é dissolvido em 3 de junho de 2006, após a independência de Montenegro.
Antecendentes
Os turcos otomanos invadiram a região dos Bálcãs no final do século XIV e o domínio turco durou cerca de 500 anos. O Império Austro-Húngaro ficou mais forte e afrouxou o aperto dos turcos no norte no final do século XVII. A maior redefinição política das fronteiras nos Balcãs, no entanto, seria aprovada pelo Congresso