Isomerias
A isomeria é o fenômeno no qual diferentes compostos químicos apresentam mesma fórmula molecular e diferentes arranjos atômicos, seja em um plano ou no espaço. Caso a isomeria se apresente em moléculas planificadas, denomina-se isomeria plana; caso contrário, isomeria espacial.
A isomeria plana se subdivide em: função, cadeia, tautomeria, posição ou de compensação. Para a isomeria espacial, tem-se a geométrica (ou cis-trans) e a óptica.
Isomeria Plana de Cadeia Isomeria de cadeia é o caso de isomeria plana na qual os compostos isômeros pertencem à mesma função química mas apresentam cadeias carbônicas diferentes. No caso de compostos cíclicos, a isomeria de cadeia pode ser chamada isomeria de núcleo.
A isomeria de cadeia aparece em todas as funções químicas
Na isomeria de cadeia, os átomos ou radicais mudam de posição na cadeia carbônica sem alterar a função química do composto. Seguem alguns exemplos abaixo:
Butano : O butano é um componente gasoso de gás natural. Embora os produtos derivados de petróleo como a gasolina sejam refinados, os produtos naturais, como o gás butano são extraídos. O butano também pode ser produzido a partir de óleo cru, mas em quantidades muito menores e é frequentemente adicionado à gasolina comum para aumentar o desempenho do combustível sem a criação de um produto altamente volátil. Algumas aplicações do gás butano na indústria incluem seu uso nos sistemas de refrigeração, de aquecimento e combustível para isqueiros.
2 - Metilpropano : Ele é muito utilizado como um modelo simples em química orgânica para explicar análise conformacional. O processo de análise conformacional permite fazer predições quanto a estabilidade de conformações diferentes de moléculas e o comportamento dessas no decorrer de uma reação química.
Propanona : A propanona é a cetona de maior uso comercial e é mais comumente conhecida como acetona , sendo bastante utilizada como removedora de esmaltes. No