Aeroporto de gibraltar
DANILO DA SILVA VIEIRA
AEROPORTO DE GIBRALTAR
São Paulo
2013
resumo
Este artigo versará sobre o Aeroporto de Gibraltar localizado em um território britânico ultramarino localizado ao sul da Península Ibérica. Assim como muitos outros aeroportos, Gibraltar possui características únicas que o qualificam como um dos aeroportos mais perigosos do globo. O texto que se segue apresenta a história desse aeroporto e aponta suas particularidades com relação aos demais. Analisa também sua situação atual e expõe expectativas sobre seu futuro. Sob o mesmo ponto de vista, podemos analisar o Aeroporto de Gibraltar como um caso único, que merece destaque entre os demais aeroportos do mundo.
Introdução
Buscando novas maneiras de conhecer o mundo, o ser humano é capaz de projetar e construir obras de engenharia prodigiosas. Situado em uma península de pequena extensão territorial, houve em Gibraltar, a necessidade imprescindível de conciliar o tráfego de veículos e aviões, sem que ambos fossem afetados negativamente. Desse modo a solução encontrada foi cruzar a pista de pousos e decolagens com a avenida principal da cidade, fazendo com que veículos e aviões compartilhassem o mesmo espaço seguindo intervalos de tempo pré-definidos. Além disso, o aeroporto dispõe de uma pista relativamente curta e está situado ao lado de uma formação rochosa com mais de 400 metros a qual, por sua vez, interfere severamente nas operações ali realizadas. Espera-se que este artigo seja um ativo instrumento na disseminação de conteúdo e na produção de novas linhas de pesquisa.
CONTEÚDO
O Aeroporto Internacional de Gibraltar, conhecido também como Aeroporto de North Front, foi construído em 1939 durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). No início o aeroporto era utilizado exclusivamente para fins militares, como um aeródromo de emergência pela Marinha Britânica, haja vista que o aeroporto dispõe de uma posição geográfica estratégica, uma vez que