Isomeria
• No caso da isomeria constitucional, os isômeros apresentam fórmulas planas diferentes. Ou seja, os elementos formadores dos compostos podem ser iguais, mas o arranjo é diferente. Observe:
Este é o ácido butanóico – presente na manteiga rançosa.
Este é o etanoato de etila (solvente usado em esmaltes). Eles têm a mesma fórmula (C4H8O2), mas o arranjo estrutural de seus átomos é diferente.
• Tipos de isomeria plana/ constitucional
- Isomeria de função (ou funcional) – ocorre quando os isômeros pertencem a funções químicas diferentes. É usado na produção de resinas sintéticas e borrachas adesivas.
- Isomeria de cadeia - Ocorre entre compostos de mesma fórmula molecular e mesma função química que possuam cadeias carbônicas distintas.
- Isomeria de posição - Ocorre entre compostos de mesma fórmula molecular, mesma função química e mesma cadeia carbônica, porém que possuam diferenças entre si na posição de grupamentos funcionais, ramificações ou insaturações.
- Isomeria de composição ou metameria - Ocorre entre compostos de mesma fórmula molecular e mesma função química onde o heteroátomo encontra-se em diferentes posições.
- Tautomeria - Ocorre entre compostos que pertencem a funções químicas distintas, porém se encontram em equilíbrio dinâmico entre si. Normalmente, ocorre entre um enol e um aldeído ou um enol e uma cetona.
• Isomeria espacial ou estereoisomeria é aquela que só pode ser explicada por meio de fórmulas estruturais especiais. Em outras palavras, isto significa que só iremos “enxergar” a diferença existente entre dois isômeros espaciais se fizermos uso de modelos moleculares espaciais. A isomeria espacial divide-se em:
- Isomeria cis-trans ou geométrica
- Isomeria Óptica
• Isomeria cis-trans ou geométrica
Ela pode ocorrer em dois casos principais, a saber: - em compostos com duplas ligações, - em