Isomeria
Essa isomeria possui uma diferença entre os isômeros, porém essa diferença só é percebida através da fórmula espacial dos compostos.
Existem dois casos principais:
a) Isomeria geométrica
b) Isomeria óptica
• Isomeria Óptica: Ocorre em compostos que desviam o plano da luz polarizada (luz cujas ondas vibram em um único sentido), esses compostos são denominados de substâncias opticamente ativas. Quando o desvio é para a direita, o composto é denominado de isômero dextrogiro quando o desvio é para a esquerda, o composto é denominado de isômero levo giro, ambos os isômeros desviam o plano da luz o mesmo ângulo, só que para lados opostos. Uma mistura desse dois isômeros em quantidades iguais não desvia o plano da luz (opticamente inativa por compensação externa), essa mistura é denominada mistura racêmica
• Isomeria Geométrica A isomeria espacial geométrica ou cis-trans ocorre em compostos de cadeia fechada que apresentam dois ou mais grupos diferentes ligados a, pelo menos, dois átomos de carbono da cadeia. Mas, esses ligantes diferentes de um átomo de carbono precisam ser iguais aos ligantes do outro átomo de carbono.
A Estereoisomeria apenas pode ser entendida por meio de fórmulas espaciais. A Estereoisomeria pode ser explicada e visualizada somente por meio de fórmulas espaciais. Esteroisômeros são compostos que possuem o mesmo grupo funcional, o mesmo tipo de insaturação, a mesma estrutura, heteroátomo ou substituinte. Eles se diferem apenas pela configuração das moléculas, isto é, pelo arranjo espacial dos átomos.
1º) Compostos saturados: Quando sofrem uma rotação em torno das ligações simples, os átomos das moléculas isômeras adquirem arranjos atômicos diferentes. Por exemplo, observe os modelos das moléculas do etano a seguir, caracterizados por meio da representação de Newman e fórmulas em cavalete das moléculas do Etano:
Respectivamente: Projeção de Newman e fórmulas em cavalete das