Isolamento Do Campo Operat Rio
Função dos instrumentos manuais e Rotatórios
(Brocas)
Isolamento do Campo Operatório É um procedimento que tem a finalidade de eliminar ou diminuir a umidade proveniente de sulco gengival, saliva e/ou sangramento gengival para realização dos tratamentos e restaurações dentais. Na Odontologia, é essencial o uso do isolamento absoluto (dique de borracha) para alcançar a mais alta qualidade do material restaurador, pois é o único meio de se obter um campo totalmente livre de umidade. Além disso, há uma série enorme de outras vantagens:
Retração e proteção dos tecidos moles para promover o acesso à área a ser operada;
Melhor visibilidade do campo operatório;
Condições adequadas para a inserção e condensação dos materiais restauradores;
Proteção do paciente contra a aspiração ou deglutição de instrumentos, restos de material restaurador ou qualquer outro tipo de elemento estranho.
O isolamento absoluto deve sempre ser empregado sendo preterido em casos de total impossibilidade. Para sua utilização, é necessária um conjunto de materiais, dispositivos e instrumentos. Os materiais utilizados são:
Roletes de algodão;
Gaze;
Sugador Descartável;
Grampos;
Perfurador de Dique de Borracha (de Ainsworth)
Lençol de Borracha;
Pinça clínica;
Espátula de Inserção;
Sonda Exploradora;
Lubrificante hidrossolúvel;
Tesoura ponta reta;
Fio Dental;
Espelho bucal;
A mucosa deve ser seca com jatos de ar; Posicionar o rolete de algodão; Os roletes devem ser trocados quando estiverem saturados; O espelho também pode ser utilizado para afastar os tecidos. Umedecer os roletes de algodão antes da remoção com jatos de água/ar.
Instrumentos Utilizados para Restauração em
Amálgama e em Resina Diversos são os instrumentais utilizados na clínica odontológica, o técnico em higiene dental deverá ter destreza manual e conhecimento clínico para o seu correto uso. O