ISO27001
O documento da norma é estruturado em oito seções. As seções 0 a 3 referem-se à Introdução, Objetivo, Referência Normativa e Termos e Definições. Já os requisitos propriamente ditos se localizam nas seções 4 a 8. Para facilitar o entendimento, serão apresentadas primeiramente as seções 0 a 2. A seção 3 referente aos Termos e Definições não será abordada. Apenas quando se fizer necessário, um ou outro termo será aqui esclarecido.
Seção 0 – Introdução
A norma sugere a adoção de uma abordagem de processo para um SGSI, ou seja, que a organização deve identificar e gerenciar os processos envolvidos em um Sistema de Gestão de Segurança da Informação, bem como reconhecer suas interações. Além disso, a ABNT NBR ISO/IEC 27001 também adota o ciclo denominado PDCA (Plan, Do, Check, Act) para estruturar todos os processos envolvidos em um SGSI. O PDCA é uma ferramenta gerencial que possibilita a melhoria contínua de processos e a solução de problemas.
Figura 1 – Ciclo PDCA aplicado aos processos de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação. Fonte: ABNT, 2006, p. v.
Ressalta-se que a ABNT NBR ISO/IEC 27001 está alinhada às normas ABNT NBR ISO 9001:2000 e ABNT NBR ISO 14001:2004, de forma a permitir que seja compatível com outros sistemas de gestão.
Seção 1 – Objetivo
A ABNT NBR ISO/IEC 27001 tem como objetivo especificar requisitos para o estabelecimento, implementação, operação, monitoração, análise crítica, manutenção e melhoria de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). Os requisitos são genéricos de maneira a permitir que sejam aplicáveis a quaisquer organizações, independentemente do tipo, tamanho e natureza.
É importante