iso27001
Implantações de virtualização mais amplas e o aparecimento da computação na nuvem estão levando organizações de TI a provisionar e gerenciar serviços de negócio complexos como a base do crescimento corporativo e da vantagem competitiva. O gerenciamento de ativos tem um papel crucial no aumento dos níveis de serviço do provisionamento de ativos, na redução do ciclo com requisições simplificadas e na diminuição dos custos operacionais por meio da automação de tarefas do ciclo de vida, como aprovações de solicitações e cumprimento de exigências.
Controlar totalmente os custos relacionados a ativos é uma forma de lidar com isso, porque os benefícios do gerenciamento de custos oferecidos por uma estratégia de gerenciamento de ativos de TI podem ter um impacto considerável nos negócios. No entanto, sem um completo entendimento da base de ativos sob uma perspectiva financeira, contratual e de conformidade, isso é praticamente impossível.
Isso explica porque os executivos de TI da atualidade estão aproveitando a força do gerenciamento de ativos de TI para ter uma visão de portfólio de toda a base de custo dos ativos de TI e permitir a tomada de decisões de negócios, tais como fazer o planejamento orçamentário e previsões, melhorar negociações contratuais, reduzir despesas de capital e oferecer suporte de depreciação, impostos e auditoria.
Resumindo, o gerenciamento de ativos de TI está ajudando a melhorar a tomada de decisões, o que por sua vez melhora o fluxo de caixa e o controle de despesas de TI.
Por isso, seja detalhando as obrigações financeiras da sua organização, gerenciando licenças de software ou cumprindo contratos no que diz respeito a regras de uso de hardware e software, o gerenciamento de ativos de TI está entre os processos mais importantes da sua estratégia global de gerenciamento de TI.
Em nossa proposta de PSI sugerimos o o ciclo de vida da informação da seguinte maneira: