Iso 9001
As normas ISO 9000 não tratam de qualquer especificação técnica do produto.
Elas se aplicam aos processos e sistemas para a realização do produto;
Contudo, as normas ISO 9000 são complementares (e não alternativas) a todas especificações técnicas, normas ou regulamentos aplicáveis aos produtos ou operações da empresa.
Quem deve ter ISO 9001
Empresas interessadas em implementar um sistema de gestão da qualidade:
Exigência do mercado;
Motivação interna.
Série de Normas ISO 9000
A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus produtos/serviços a seus clientes. A série ISO 9001 de normas consiste de:
ISO 9000 – Fundamentos e Vocabulário: esta norma introduz o usuário aos conceitos de sistemas de gestão e especifica a terminologia usada.
ISO 9001 – Requisitos: esta norma define os critérios que você terá que cumprir caso deseje operar de acordo com a norma e obter a certificação.
ISO 9004 – Diretrizes para melhoria de desempenho: baseada nos oito princípios de gestão da qualidade, estas diretrizes são desenvolvidas para serem usadas pela alta administração como uma estrutura para guiar as suas organizações em direção à melhoria de desempenho, ao levar em conta as necessidades de todas as partes interessadas, não somente dos clientes.
Estrutura da ISO 9001
Elementos Chave:
Satisfação do Cliente
Atendimento, Produto, Serviço, Projeto, Produção e Entrega.
Abordagem de processo
Controle contínuo sobre a ligação entre os processos individuais dentro do sistema de processos, bem como sua combinação e interação.
Indicadores de desempenho
Análise das informações para saber se as metas e objetivos da qualidade estão sendo atingidos.
Melhoria Contínua
Pode ser aplicado o ciclo PDCA.
Princípios da ISO 9000: